O som da cigarra

Cigarra. Foto: http://i499.photobucket.com/albums/rr355/ronaldom1/Publicadas/Nature/IMG_3291.jpg

  Os dias estavam quentes. Era verão. E estava se prolongando, por sinal. Era indicativo de seca, talvez. Onde estava o inverno? Cadê a chuva? Todos se perguntavam. Bem nessa época, enquanto a maioria dos animais sofriam com a falta de água e alimento, uma espécie de inseto encontrava a melhor época para cantar e procriar.
   Do que estou falando? São as cigarras. Já ouviu falar? Talvez se lembre daquela fábula da Cigarra e a Formiga, onde a cigarra apenas canta e a formiga trabalha. Quando chega o inverno, a cigarra está faminta, enquanto a formiga está com alimento armazenado para toda a estação fria. É uma visão um tanto negativa das cigarras. Elas são criaturas bastante exóticas.
   A maior marca da cigarra é seu canto poderoso. Algumas espécies cantam tão alto que ultrapassam os 120 decibéis  Tem outras com som tão agudo, que apenas os cães podem ouvir. E para completar, o barulho das cigarras parece ser sincronizado, pois cantam centenas juntas. Se você mora perto de alguma floresta que tenham cigarras, certamente ouvirá aquele som típico da cigarra de diversas direções.
    As cigarras passam até 2 anos como ninfa dentro do solo. Se alimentam da seiva das raízes  Dai, eclodem do solo na mesma época. Algumas espécies são bem sincronizadas. Sofrem metamorfose e se tornam em uma cigarra adulta. Os machos começam a fazer o som agudo que ouvimos. Após se acasalarem, as fêmeas depositam os ovos e o ciclo recomeça.
As cigarras vivem mais no solo. 
   Algumas ninfas vivem até 17 anos dentro do solo! Quando se tornam adultas, tem vida curta. Elas são péssimas no voo. Não pulam direito. Talvez sua maior proteção contra predadores seja seu canto estridente, que espanta alguns pássaros. Porém, não duram tanto tempo. É, sua vida é aparentemente apenas de "diversão" e "música". Talvez por isso aquela fábula.
   Mas, acho muito bonito o canto das cigarras. As florestas parecem vivas. Quando eu estavam em uma cidade serrana, era sempre acordado pelo som das cigarras na floresta ao redor. Parece que a floresta começa a cantar, pois o barulho vem de todas as direções e perdura durante todo o dia (as vezes, durante a noite também). Apesar de grandes, não é tão fácil visualizar as cigarras nas árvores. É mais fácil enxerga las quando estão voando, pois são lentas e costumam bater em galhos e outros obstáculos. Assim, parece mais que o som é realmente da árvore. Ela está cantando. De certa forma, podemos dizer que é a voz da árvore, pois ela que deu o alimento para as ninfas da cigarra e agora vai sustentar a próxima geração! Não pude deixar de ficar quieto e ouvir o "silêncio" daquela mata.


Alexandre Valério Ferreira



REFERÊNCIAS:



Comentários

Veja também