Arte Abstrata

http://tonigaleria.wordpress.com/pinturas-anteriores/
De Alexandre Valério Ferreira

 Eu olhava para aquele quadro, mas não conseguia entender nada. Para mim, alguém simplesmente jogara diversos baldes de tinta na tela. Não era nada demais. Era uma "frescura" chamada de arte abstrata.
  Nesse momento de tédio na galeria do museu, apareceu um senhor. Sentou-se ao meu lado. Eu não dei muita atenção, apesar de ter me sentido um pouco desconfortável. Sou meio antissocial, sabe?
  Ele decidiu conversar comigo, para meu desprazer.
  - Está gostando desse quadro em especial?
  - Eu não sei...
 - Como não? Faz tempo que noto que está aqui. Sou um dos curadores do museu, por isso notei.
 - Posso ser sincero? - Repliquei.
 - E por que não deveria? - respondeu ele.
 - Não entendo isso. É apenas um monte de tons de cores jogados de forma aleatória, sem objetivo. Até uma criança faria um quadro desses.
 - É... talvez... - respondeu ele.
 - Então, afinal, por que essa tela está num museu e vale tanto?! - Perguntei com uma mistura de raiva e curiosidade.
 - Bem... o nome desse estilo de arte é abstrata. Sabe o que é algo abstrato?
 - Sei... é tipo como os sentimentos... eles são abstratos...
 - Então... você já tentou desenhar um sentimento?
 - Bem... não, eu acho.
 - Quando você sente raiva, que cores e tons vem a sua mente?
 - Vermelho, preto... sei lá... às vezes é uma mistura deles...
 - E quando você pensa no amor, o que você ver? Não vale pensar em formas concretas, como o desenho do coração.
 - Não sei, são várias sensações... uma mistura louca...
 - Então, isso é algo abstrato. Ele não tem forma fixa. Ele é totalmente subjetivo. E na mente de cada pessoa ele é visto de uma forma única. O autor de uma obra abstrata apenas está expressando isso. Os sentimentos. Os momentos. Os desejos. As dores. São coisas que nem com mil palavras é possível definir exatamente. Isso é arte abstrata.

  Fiquei sem resposta. Ele pediu licença e saiu. Eu olhei para o quadro e já não via a mesma coisa. Eu sentia aquele quadro. Incrível! Não sei como explicar isso. Ah... agora eu sei... sentimento... abstrato...



Comentários

Veja também