Os monstros e seus caminhos

Imagem: http://www.themenshealthtoolbox.com/overthinking/

AH, OSVALDO, o que há com você? Por que sempre está desatento, esquecendo-se de tudo e de todos? Qual o motivo dessa demora em tomar decisões? Complica tudo. Cria nós onde não existe. Faz tempestade em copo d'água. Por quê, Osvaldo?
   Osvaldo, seja sincero comigo: quem tu és? Consegue dizer? Está gaguejando... O que há contigo? Não sabe? Muito menos eu, então. Não leio mentes. Também não sou psicólogo. Não te entendo. Deixa essa preguiça!
   Não é preguiça? Então o que seria? Irresponsabilidade! Sim, essa é a palavra, Osvaldo. Será que você não entende? Nunca se preocupa com nada, como se a vida fosse um mar de rosas ou um eterno video game. Você não tem jeito.
    O quê? Existe o que dentro de você? Um monstro?! Como assim? Está ficando louco, Osvaldo. Monstros não existem. O que falta em você é interesse. Esse é o problema do mundo: gente preguiçosa e sem coragem.
   Estou vendo o sintoma e não a causa? Deixa de história, Osvaldo. Eu vejo tudo. Não sou um expert, mas sei de muitas coisas. Estou antenado. Como eu sei que eu sei das coisas? Sabendo, ora bolas. A gente sabe por que a gente sabe. E quem não sabe que sabe é porque não sabe. Simples assim.
   Eu estou ficando louco? Você está me irritando! Sério, Osvaldo, você tem problemas... Hein? Sim... você já disse... Eu entendo... Mas... Não sei... Não acredito muito nessas tuas palavras sobre subconsciente. Parece frescura. Acho que você devia sair dessa e partir para algo melhor.
   Tem que trabalhar e ganhar dinheiro, Osvaldo. Isso ocupa a mente, sacou? Eu não tenho nada disso porque não paro em casa. Hein? Está insinuando o que? Que eu estou fugindo dos meus problemas? Aquilo com a Rosa foi caso isolado. Não se repetirá. Estamos bem. Todos estão, menos você. 
   Olha, Osvaldo, eu queria te entender, mas não consigo. Eu não quero? Você está me chamando de mentiroso? Idiota! Morra! Pouco me importa seus problemas, você precisa trabalhar direito ou será demitido. Mundo injusto? Se ele é, eu sou mais. Cada um com seus cada um, é o que sempre digo.
   Não, Osvaldo, não vou te demitir. Serei condescendente contigo, por enquanto. Mas vê se toma juízo e para dessa frescura de se sentir mal da cabeça. Isso é falta de curtição, balada, mulheres. Acorda pra vida, Osvaldo. 
   Sou teu amigo, você sabe, né? Hum... parece que nem tanto. Mas pouco importa. Eu quero teu bem e você deveria me escutar. Se compara com o Manoel. Olha como ele está bem de vida. Aprende com ele. Cadê que ele ficou apático? Tem que ser corajoso, Osvaldo. Deixa de moleza e toma uma atitude. Desânimo? É só ficar animado. Simples assim. Tu complica demais tudo. Monstros não existem, Osvaldo. Não existem.


De Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também