Tá servido?



EU NÃO QUERIA. Não mesmo. Aquele café amargo, mal preparado e com gosto ruim ia cair como uma pedra dentro do meu estômago. Eu sabia. Era uma tragédia anunciada. Mas como dizer isso para alguém sem causar um tremendo incômodo social?
   Café é uma bebida multiuso. Alguns o ingerem pela manhã, com pão ou sem nada. Outros, fazem dele a sua água, ingerindo-o de 5 em 5 minutos. Existem os estranhos (mas comuns) casos de quem deseja a mistura logo após o almoço. Só não o beba a noite. Pode causar insônia.
  Admito: eu odiava café. Seu gosto me parecia desagradável. Preferia achocolatado. Na verdade, aqui e acolá eu o bebia, mas tinha de ser misturado ao leite. Visto que cortei esse produto da vaca da minha vida, também deixei o café de lado por alguns anos.
   Entretanto, o baixo custo dele me forçou a bebê-lo nas tardes da faculdade. Aos poucos, criei um afeto com o precioso e famoso líquido preto. Comecei a provar diversas misturas: com creme de avelã, com creme de leite e até com leite de soja. Sim, eu gostei. E muito!
   Alguns estudos dizem que o café é bom para a saúde. Outros, afirmam o oposto. Não estudei o tema a fundo, mas creio que depende muito de como se prepara a bebida, ou seja, a quantidade de açúcar, a origem dos grãos e os outros ingredientes misturados a ele.
   Voltando à situação do inicio do texto, foi com muito sofrimento que tive que tomar o café naquela casa. Dizer 'não' para aquele tipo de convite é como uma ofensa. Se você for em algumas regiões mais tradicionais do Nordeste, talvez se veja na mesma situação. Em muitos casos, não se arrependerá de aceitá-lo. 
   No meu, porém, causou-me um desastre estomacal e quase vomitei! Da próxima, eu já sei o que fazer: farei ouvido de mercador. Fingirei não escutar nada ou, para evitar o bendito convite, beberei algo gelado antes e utilizarei isso como motivo para não ingerir mais nada. Estratégias, estratégias.


De Alexandre Valério Ferreira



Comentários

Veja também